sexta-feira, 19 de junho de 2009

CLÍNICA VETERINÁRIA MÓVEL: uma sugestão para os atuais prefeitos.

Esterilização é a nova aposta para reduzir cães e gatos nas ruas de sua cidade.
Para tal propõe-se a implantação de clínicas veterinárias móveis, nas quais unidades de atendimento móvel deslocam-se aos bairros e comunidades realizando consultas e pequenas intervensões grátis, sobretudo a castração de cães e gatos, visando a redução do número de animais nas ruas em tempo próximo.
Mais que zelar pela saúde dos animais essa proposta visa o controle também o controle de zoonoses transmitidas por eles, evitando a propagação de doenças e atendendo ao cumprimento da Lei Federal 9605, artigo 32.
A população de baixa renda terá a oportunidade de esterelizar seus animais domésticos no local onde moral, gratuitamente e com profissional habilitado a tal. Também deve haver um amplo trabalho de conscientização da população para o cuidado adequado com seus animais.
O veículo equipado com um mini-consultório percorerá os bairros das cidades durante a semana, cada dia em um bairro, fazendo um sistema de rodízio entre eles.
Em diversas grandes cidades esse processo vem apresentando resultados muito positivos, com quedas significativas no tamanho da população de animais de rua.
Sugerimos a autoridades, empresariado e sociedade civil que se organizem e viabilizem soluções adequadas a suas realidades, almejando o controle do número de animais soltos nas ruas e o cumprimento da legislação ambeintal e de proteção aos animais.
Membros da Associação Barbacenense de Proteção aos Animais
Janeiro de 2009

Um comentário:

  1. Ótima sujestão. Estudo em Niterói e vejo como as castrações gratuitas contribuem para o bem-estar animal e a redução do número de animais nas ruas que, invariavelmente sofrem maus tratos.
    Aproveito e parabenízo-lhes pelo trabalho. Não conhecia a Associação até então. Pretendo em breve conhecer pessoalmente e me informar sobre como posso contribuir. Vcs possuem algum email para contato?

    Abraços e força à todos!!!

    ResponderExcluir